5 áreas estratégicas de envolvimento no combate ao uso nocivo de álcool na UE - 1a. estratégia

Monday, 26 October 2009

Cada um dos 11 objetivos primários aceitos pelo parlamento europeu foram dividos e 5 áreas estratégicas de envolvimento e de boas práticas que descrevo a seguir.






1. Proteger jovens, crianças e crianças por nascer

Objectivos

Objectivo1 - Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens menores e os padrões novicos e perigosos de consumos juvenis, em colaboração com todas as partes interessadas.

Objectivo 2 - Diminuir as consequências nefastas sofridas pelas crianças nas famílias com problemas de alcoolismo.

Objectivo 3 - Reduzir significativamente a exposição ao álcool durante a gravidez, diminuindo assim o número de crianças nascidas com síndrome alcoólico fetal.


Fundamentação da acção

(...) Os padrões nocivos de consumo de álcool entre os jovens não só tem consequências perniciosas para a saúde e o bem-estar social, como também para os resultados escolares. A tendência para o consumo esporádico excessivo continua a acentuar-se junto dos jovens de muitas zonas da União Européia (UE). (...) Alguns estados membros agravaram também os impostos sobre as bebidas que, em seu entender, atraem particularmente os jovens.

Boas práticas

As tendências de consumo entre os jovens podem ser combatidas eficazmente através de medidas adoptadas pelos poderes públicos. Exemplos: aplicações de restrições em matéria de vendas, disponibilidade e comercialização susceptíveis de influenciar os jovens, acções abrangentes com base na comunidade destinadas a prevenir os efeitos nocivos e os comportamentos de risco, envolvendo os professores, os pais, os demais interessados e os próprios jovens, e apoiadas por mensagens nos meios de comunicação social e programas de formação relativos às competências para a vida.



Para ler mais: documento oficial

Posted by Vanessa Marsden at 04:29  

0 comments:

Post a Comment