A assustadora história da medicina - Radovan Karadžić o psiquiatra genocida

Monday, 26 October 2009

Há muito tempo atrás, quando estava nos primeiros anos do curso de medicina, li um livro chamado "A Assustadora História da Medicina", de Richard Gordon. O livro é divertido e engraçado, e conta uma outra história da arte de Hipócrates: a dos cirurgiões barbeiros que tinham o avental imundo (pois quanto mais sujo o avental, mais prestigioso o cirurgião), a dos péssimos médicos escritores (Richard Gordon acredita que é a sina da Medicina produzir bons terapeutas mas péssimos cronistas-liristas-contistas-poetas) entre outros. Meu capítulo preferido era dedicado aos médicos psicopatas...e é incrível como eles conseguiam ser maus.



Mas recentemente, lendo sobre a história da guerra da Bósnia, acredito que nem mesmo Richard Gordon conseguiria fazer humor com o tópico. Porque no final (para minha surpresa), a mente por trás de tudo era a de um Psiquiatra.

Radovan Karadžić





Radovan Karadžić nasceu em Petnjica em Montenegro, na antiga Iugoslávia. Em 1960 Karadžić mudou-se para Sarajevo para seguir seus estudos em psiquiatria na Escola Universitária de Medicina de Sarajevo. Ele estudou transtornos neuróticos e depressão no Hospital Næstved na Dinamarca em 1970 e passou um ano em 1974 na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para prosseguir com seus estudos.

Após retornar à Iugoslávia, ele trabalhou no Hospital do Kosovo e se tornou poeta, caindo sobre a influência do escritor  Dobrica Ćosić que o encorajou a seguir carreira política.

O julgamento de Karadžić deveria começar hoje (mas foi cancelado de última hora) e ele deverá responder por numerosos crimes de guerra cometidos contra não-Sérvios em seu papel como Comandante Supreno das forças armadas Bósnias e Sérvias e como Presidente do Conselho de Segurança Nacional da República Sérvia.

Karadžić é acusado de ser a autoridade responsável pela morte de mais de 7500 mulçumanos e sob suas ordens as forças sérvias iniciaram o Cerco a Sarajevo e realizaram diversos massacres por toda Bósnia. Dezenas de milhares de não-sérvios foram assassinados, centenas de milhares foram expulsos de suas casas e milhares foram aprisionados em campos de concentração (A beira do século 21!!).

Após notar que seria preso, Karadžić fugiu e ficou 10 anos desaparecido, se tornando uma espécie de herói para o povo Sérvio. Enquanto esteve foragido, Karadžić deu palestras para centenas de pessoas (que não o reconheceram) sobre medicina alternativa e até mesmo tinha seu próprio site na internet, no qual oferecia assistência no tratamento de problemas e transtornos sexuais utilizando Energia Quantum Humana. Ele se dizia um dos mais proeminentes experts no campo da medicina alternativa, bioenergia e dieta macrobiótica.


Radovan Karadžić em Janeiro de 2008, em uma conferência médica em Belgrado, se passando por Dr. Dragan David Dabić.

Enquanto na história da medicina, nós tivemos açogueiros que evoluíram durante a Idade Média para médicos, em pleno século 20 Radovan Karadžić é um médico que virou açogueiro.

Para saber mais visite:

Radovan Karadžić na Wikipedia (em Inglês)

A Assustadora História da Medicina para comprar:
Buscapé
Livraria Sapiens
Ediouro

Posted by Vanessa Marsden at 08:59  

0 comments:

Post a Comment