Enfermagem em Saúde Mental

Tuesday, 27 October 2009

Dia 10 de outubro foi o dia Mundial da Saúde Mental...sei que já passou um tempo mas gostaria de retornar ao tópico com um assunto muito pouco comentado por médicos que trabalham na área: O trabalho da enfermagem em Saúde Mental.

Se colocarmos em contexto a reforma psiquiátrica dos últimos 20 anos, citando Oliveira e Alessi (Rev. Latino-Am. Enfermagem v.11 n.3 Ribeirão Preto maio/jun. 2003), o "trabalho de enfermagem em saúde mental caracteriza-se pela transição entre uma prática de cuidado hospitalar que visava a contenção do comportamento dos "doentes mentais" e a incorporação de princípios novos e desconhecidos, que busca adequar-se a uma prática interdisciplinar, aberta às contingências dos sujeitos envolvidos em cada momento e em cada contexto, superando a perspectiva disciplinar de suas ações. É, portanto, período crítico para a profissão e favorável para o conhecimento e análise do processo de trabalho nessa área." (...)


Para ilustrar melhor o trabalho da Enfermagem em Saúde Mental, em 2007 a OMS lançou o Atlas Nurses in Mental Health que resume informação sobre o número, treinamento e responsabilidade dos enfermeiros no campo da Saúde Mental, ilustrando, inclusive, a falta de enfermeiros especializados no assunto a maioria dos países de renda baixa e média.


Abaixo o vídeo que recebi por email de um colega enfermeiro em Saúde Mental sobre um mundo sem enfermagem:

Posted by Vanessa Marsden at 03:49  

0 comments:

Post a Comment