Fat Talk Free Week - quebrando espelhos distorcidos

Friday, 23 October 2009



A semana FTFW (Semana sem conversar sobre gordura) está quase no fim. E agora? Após uma semana de conscientização será que as estudantes que fizeram votos de não conversar sobre calorias, aparência, tamanho de roupa, etc. voltam a criticar seus corpos imperfeitos ou a achar defeitos em cada pneuzinho e a procurar cada celulite?

Os números mostram que os transtornos alimentares têm aumentado em todo o mundo ocidental. Entretanto, na mesma semana em que há esta campanha de conscientização sobre como nós mulheres criticamos nosso próprio corpo contra ideiais absolutamente inatingíveis, a Ralph Lauren esteve na mídia global por modificar e desfigurar a foto de uma modelo, que ficou com a largura da cabeça maior que a do quadril.

Infelizmente no Brasil e em Portugal não houve grande repercussão desta campanha. Nem mesmo no Reino Unido a campanha esteve na mídia. As tentativas de mudar a mentalidade social sobre magreza "ideal" e conscientizar sobre os transtornos alimentares passam despercebidas contra um pano de fundo de revistas que vendem um ideal de magreza inatingível como as "especializadas em dietas e boa forma" ou as revistas masculinas. Isso sem contar com a indústria da moda, que todos os dias bombardeia o inconsciente coletivo com ideais que representam apenas 0.5% da população mundial.

Agora apenas no ano que vem haverá outra campanha do gênero e fica a pergunta: o que acontece nas outras 51 semanas do ano?

Posted by Vanessa Marsden at 13:05  

0 comments:

Post a Comment