Boa notícia: #preconceitonao

Thursday, 26 November 2009



Deu no Blog da Saúde, que acompanho:

Uberlândia registra queda de 37,5% nos casos de HIV/AIDS


"Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e Uberlândia tem boas notícias, pois registrou queda de 37,5% no número de novos infectados pelo vírus HIV/AIDS de 2005 a 2009."

Uberlândia tem acompanhado a tendência dos países da Europa (com exceção de Portugal, Lituânia e Estônia), com queda no número de novos casos.
Vale lembrar que dia 1 de Dezembro é Dia Mundial da Luta contra a AIDS e provavelmente colocarei posts sobre o assunto, a interface AIDS\SIDA e saúde mental.
Enquanto isso, para os tuiteiros (expressão brasileira para quem usa o Twitter, o Ministério da Saúde está disponibilizando o laço vermelho (red ribbon) para quem apoia a campanha "Preconceito Não". O red ribbon será adicionado a fotografia do perfil:

Viver com HIV é possível. Com o preconceito não. Participe da maior mobilização contra o preconceito. #preconceitonao

UPDATE (27\11\09)
No site do Jornal Correio de Uberlândia, foi publicada hoje a notícia Casos de Aids crescem 40% em Uberlândia . Levei um susto quando li o jornal e penso que o jornalista responsável deveria ter tido mais cuidado na apresentação de seu artigo. Sim é verdade que os casos cresceram em 40% mas apenas quando se compara os números de 2008 e 2009. Quando se observa o quadro dos últimos 5 anos (disponível na reportagem) nota-se que a tendência continua em queda. Apenas dois anos de comparação é pouco em estatística para se assustar a população desta forma. Falta também informar se aqueles eram casos novos (novo contágio) ou novas inscrições de pacientes com a doença no município, já que Uberlândia é polo na região devido ao hospital universitário para tratamento de doenças mais graves.

Posted by Vanessa Marsden at 08:16  

1 comments:

Boa notícia mesmo! Pena que Portugal ainda continua na contra-mão.
Abraços lusitanos.

Anonymous said...
26 November 2009 at 10:04  

Post a Comment