Historias de superacao - anorexia

Sunday, 22 November 2009

Pelo que me parece há no momento marketing sobre uma novela que esta ou estara no ar no Brasil que se chama Viver a Vida, na qual o tema é superação. Não sei nada sobre o assunto pois estou a morar fora do país desde 2005. O que sei é que tenho recebido recentemente inúmeros links com histórias de pessoas reais que têm lutado e vencido doenças e tragédias pessoais. Independentemente do porquê elas estão a circular na internet no momento, acredito que estas histórias têm seu lugar como textos de motivação e por isso resolvi lhes dar espaço neste blog. Hoje recebi estas histórias que estão em um site do portal Globo.






ter, 03/11/09por TV Globo
categoria Anorexia
tags Andrea Lopes


Com apenas 17 anos Andrea se tornou a primeira surfista profissional a viver do esporte no Brasil. Depois, já com 25 anos, foi a primeira brasileira a vencer o campeonato mundial, o WCT e a única a ser tetracampeã brasileira. No começo dos anos 90, começou a apresentar um quadro de anorexia. Quando viajou para África do Sul para disputar um campeonato, começou a rejeitar toda comida que lhe era oferecida. Era obsessiva com o surf e com o corpo. Chegava a surfar seis horas ininterruptas tendo comido apenas uma fruta o dia inteiro.


A comida tornou-se uma ameaça na cabeça de Andrea. 1994 e 1995 foram os anos mais críticos, parou de menstruar e chegou a pesar 38 quilos. Certa vez, quando viajava para uma competição na Austrália, teve uma forte crise estomacal que fez com que ela fosse internada às pressas. Ainda tentou continuar na competição, mas não teve forças.


De volta ao Brasil, um dia, sua mãe entrou no banheiro e começou a chorar olhando a magreza excessiva da filha. Andrea resolveu se tratar. Parou com sua vida profissional, seguiu os tratamentos e com ajuda da família e de terapia, conseguiu sair sem sequelas da doença. Hoje, está curada e se diz uma pessoa melhor e mais feliz. Está a caminho da conquista do pentacampeonato brasileiro.

Posted by Vanessa Marsden at 14:01  

2 comments:

Concordo que os testemunhos de superação são motivadores. Essa telenovela Viver a Vida está também a passar em Portugal e já vi breves referências na imprensa (irei colher mais informações e talvez fazer um post sobre isso). É um bom pretexto para difundir informação sobre a doença.O caso da Andrea Lopes é mais um de que 'quem está de fora' (não falo dos especialistas), os outros a sociedade muitas vezes se interrogam sobre as razões desses TA em pessoas que tinham tudo para estar felizes, com provas de serem as melhores num ou vários domínios.

ex ana said...
22 November 2009 at 15:19  

Ola Ex-ana! Estou mesmo por fora. A última novela que assisti foi Alma Gêmea, quando estava em Portugal! Pelo menos tem havido divulgação de histórias vencedoras tanto em psiquiatria quanto em outras áreas. Muitas vezes a psiquiatria é mais usada como tema de filmes de terror e histórias de assombração do que como histórias de redenção. Quem sabe uma mudança aponta no horizonte? É hora de acabar com o estigma medieval associado à ela.
Obrigada por acompanhar o blogue!

Vanessa Marsden said...
22 November 2009 at 23:56  

Post a Comment