Notícias em psiquiatria: homem que estrangulou a mulher enquanto dormia é libertado na Inglaterra

Monday, 23 November 2009

Brian Thomas e Cristine, sua mulher

Brian Thomas, 59 anos, que estrangulou sua esposa enquanto dormia e sonhava que estava a lutar com um ladrão foi libertado na Inglaterra após o juíz deliberar que ele é um "homem decente".
Em um caso inusitado, mesmo os promotores aceitaram que Thomas sofre de um distúrbio do sono crônico conhecido como automatismo e apelaram para que o veredito de "inocente por incapacidade" fosse proferido.

Brian Thomas esteve preso por 10 meses, após matar sua esposa no trailer que usavam para acampar à beira mar no País de Gales. No início da noite o casal havia sido interrompido por um grupo de jovens arruaceiros que estavam a passar pelo local em que acampavam. Thomas pensou, enquanto dormia, que um destes jovens havia invadido o trailer e reclinado sobre ele, na cama. Segundo dados do processo clínico revelados no julgamento, Thomas apresentou diversos episódios de sonambulismo e outros distúrbios do sono pela maior parte dos últimos 50 anos. Thomas deveria usar medicamentos para sua condição, mas tinha-os parado recentemente.

O que e automatismo?

Automatismo é uma forma de defesa nos tribunais muito rara: menos de 70 casos ao redor do mundo. A atividade biológica enquanto dormimos pode ser medida utilizando-se uma técnica denominada polissonografia, que mede ondas cerebrais, tônus muscular, padrões respiratórios e outros. Nos casos legais nos quais o automatismo foi devidamente comprovado, especialistas testemunharam a favor do acusado, reconhecendo que ele\ela sofria de um distúrbio do sono que poderia levá-los a matar alguém sem se estar alerta para o fato.

Além do mais, o termo sonambulismo inclui um grande número de comportamentos que vão desde andar enquanto se dorme ao distúrbio do comportamento relacionado ao sono REM, mais comum em homens que pode causar atividade física na forma de automatismos.
Regularmente, quando entramos em fase de sono REM, há uma hipotonia generalizada da musculatura, o que "impede" movimentos (paralisia). Em pessoas com o distúrbio do sono REM, a paralisia não ocorre e eles podem por em prática o que sonham, podendo tornar-se violentos.

Quando estes casos chegam aos tribunais de justiça, promotores têm a tarefa de demonstrar, não apenas de que o ato foi cometido pelo acusado, mas que houve dolo (ou intenção). Este último fato foi central no julgamento de Brian Thomas.
 
Para ler mais:
Rapid eye movement behavior disorder (Wikipedia) - em inglês

Referências:

ResearchBlogging.org

Billiard, M. (2009). REM Sleep Behavior Disorder and Narcolepsy CNS & Neurological Disorders - Drug Targets (Formerly Current Drug Targets - CNS & Neurological Disorders), 8 (4), 264-270 DOI: 10.2174/187152709788921690

Cramer Bornemann, M. (2006). Parasomnias: Clinical Features and Forensic Implications Chest, 130 (2), 605-610 DOI: 10.1378/chest.130.2.605

0 comments:

Post a Comment