Notícias em toxicodependência

Saturday, 28 November 2009


Cena do filme "The Informant" de Steven Soderbergh, com Matt Damon












Sexo, Cerveja, Heroína e Cocaína - Como Promotores Americanos Pagam Informantes (Sex, Beer, Heroin and Cocaine: How Prosecutors Pay Off Criminal Snitches)

Qualquer pessoa que tenha assistido um filme policial ou thriller de Hollywood conhece os clichês: policial bom versus policiais maus; mafiosos ultraviolentos  regados a drogas e promotores públicos (District Attorneys) ambiciosos, que fazem de tudo para conseguir vencer um caso nos tribunais.

A denúncia publicada no site de notícias Alternet discute o lado ético de outro tipo de clichê: o do informante, geralmente parte de uma rede criminosa ou a ela associada, que recebe benefícios em sua pena para passar informações sobre "peixes maiores" às autoridades. Promotores e policiais que oferecem regalias muitas vezes ilegais aos informantes.

Parents of skip-death homeless man tell how their 'beautiful boy' was ruined by drink and drugs
Os pais de um jovem morador de rua inglês que morreu esmagado pelo caminhão de lixo ao procurar abrigo contra a chuva em uma caçamba contam como sua vida foi destruída pelo álcool e pelas drogas.



UN agency warns of amphetamine threat in Asia

Agência das Nações Unidas alerta sobre a ameaça de uma epidemia de consumo de anfetaminas na Asia e Sul da Ásia. As anfetaminas sintéticas (ecstasy em primeiro lugar e metanfetamina em segundo) já são as drogas mais consumidas na Austrália e Nova Zelândia. Mais no site da UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) onde se pode ler o relatório completo.









E por último uma boa notícia, que saiu hoje no Correio de Uberlândia Online:

Aumenta a população de ex-fumantes

Pesquisa inédita aponta que 26 milhões de brasileiros pararam de fumar

0 comments:

Post a Comment