Perspectiva Sistêmica em Psiquiatria e Psicologia

Wednesday, 11 November 2009

Teoria dos Sistemas Gerais (Von Bertalanffy, 1949-1961)

Sistema: conjunto elementos em interação dinâmica, organizados em função de um objetivo.

O objetivo de Von Bertalanffy era desenvolver um modelo que unisse as ciências que estudou enquanto biólogo.
existem modelos, princípios e leis que se aplicam a sistemas gerais ou suas subclasses, independentemente de seu tipo particular, a natureza dos seus componentes elementares e as relações ou “forças” entre eles. Parece legítimo pensar em uma teoria, não de sistemas de um ou outro tipo específico, mas de princípios universais, que se aplica aos sistemas em geral.” Ervin Laszlo

Conceitos:

Totalidade
Retroação (feedback) - Capacidade autocorretiva e tendência homoestática e capacidade de transformação
Equifinalidade

A teoria dos sistemas estuda a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição

Características:

1.O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objectivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002).

2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objectivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990).

3. Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.

Em psiquiatria:

Tendência dos sistemas ao equilíbrio: em uma família à beira da ruptura, um filho que usa drogas pode estar a manter a família agregada.
Uma família é um conjunto de totalidades (os indivíduos) que constituem uma unidade, um organismo.

Abordagem analítica versus sistêmica:



Linearidade e circularidade


Linearidade: causa e efeito
Circularidade: efeitos influenciam nas causas (feedbacks) – perspectiva sistêmica

Na perspectiva sistêmica não se propõe etiologias, ela compreende um modelo interativo. Por exemplo, não propõe que a mãe esquizofrenogênica cause a esquizofrenia, mas que ela a mantém ou altera.


Cibernética de Segunda Ordem (Os Sistemas Observantes)
 


O termo cibernética deriva do grego e de forma geral significa "governo. Cibernética é o estudo do feedback e conceitos derivados como comunicação e controle em organismos. O foco é em como indivíduos processam informação, reagem à informação e mudam ou podem ser mudados para completar as primeiras duas tarefas.

A psicologia dos sistemas é um ramo da psicologia que estuda o comportamento e experiências humanos em sistemas complexos. É uma abordagem na qual os grupos e indivíduos são considerados em homeostase. As características do comportamento organizacional, necessidades, recompensas, expectativas e atributos das pessoas que interagem com os sistemas são considerados no processo, de forma a criar um sistema eficaz.

Posted by Vanessa Marsden at 13:07  

0 comments:

Post a Comment