Psiquiatria transcultural e diversidade cultural

Wednesday, 4 November 2009

Antropologia da saúde (AS)

Problematiza as realidades de saúde-doença, os sistemas de assistência e itinerários terapêuticos. A AS tenta questionar as dimensões bioculturais e relacioná-las com a cultura de referência e com o processo de saúde doença.

Objeto de estudo

Os seres humanos nos seus contextos ecológicos (em relação à família, bairro e país), as transições ecológicas (momentos na vida do indivíduo que marcaram sua história de vida, como o primeiro emprego)

Objetivo

Perceber as características sócio-cognitivas da cultura referência, identificar recursos na cultura referência que possam ajudar o indivíduo a se recuperar.

 Há categorias patológicas específcas das culturas?

 Como explicar os trajetos de doença nas diferentes culturas?

 As diversas dimensões da realidade cultural

 A perspectiva biocultural

A doença pode legitimar o trajeto de doença. Por exemplo, o indivíduo pode ter ganhos culturais por estar doente (virar um xamã, etc)

 O papel da cultura nas doenças mentais:

Amok, amuck ou amuk - DSM-IV-TR

Malásia, Laos e Filipinas

Derivado da palavra amuk, significa "louco de raiva". Embora utilizada em linguagem coloquial, amok está associado a uma sociopatia específica da cultura Malaia. Em um caso típico de amok, um homem que não demonstrou previamente qualquer sinal de raiva ou inclinação à violência adquire uma arma e num súbito frenesi tenta matar ou ferir gravemente pessoas que encontra. Episódios de amok geralmente terminam com o atacante morto, seja por expectadores ou por suicídio.

Ataque de nervios
América latina

Ataque de nervios (“ataque de nervos”) é culturalmente definido como uma síndrome latina, geralmente desencadeada por estresse agudo e tipicamente caracterizada por paroxismos de choro e gritos incontroláveis, tremores, palpitações e agressividade (Guarnaccia et al, J Nerv Ment Dis 1993 e  Lewis-Fernández in Dissociation: Culture, Mind, and Body, 1994). Relatos de caso sugerem que sintomas dissociativos são uma característica primária dos ataques, com sintomas como despersonalização, amnésia, alteração da identidade e estados transe (Lewis-Fernándes, 2002).



Ghost sickness ("doença fantasma")
Índios Norte-Americanos

Algumas tribos norte-americanas acreditam que ghost sickness é uma síndrome causada pela associação com os mortos ou moribundos. É considerada uma desordem psicótica de origem Navajo. Os sintomas incluem fraqueza geral, perda de apetite, sentimento de sufocação, pesadelos recorrentes e uma sensação pervasiva de terror. Os sintomas são atribuídos a fantasmas ou, ocasionalmente, feiticeiras.
O doente pode ser moderadamente obcecado com a morte ou com uma pessoa recentemente falecida, ao qual atribui a origem do quadro.

Koro

Malásia, China

Koro ou Genital retraction syndrome (Síndrome da retração genital) é uma condição na qual um indivíduo acredita que os seus genitais externos (ou os seios no caso das mulheres) estão se retraíndo para dentro do corpo, encolhendo ou, em alguns pacientes masculinos, vão iminentemente ser removidos ou desaparecer. Este pânico é um fenômeno de histeria em massa no qual vários indivíduos do sexo masculino repentinamente experienciam esta crença. Estes fenômenos usualmente (mas não exclusivament) ocorrem em locais de pouco acesso à educação formal. Embora de origens antigas, as crenças evoluíram para se adaptar à vida moderna. No lugar de causas supernaturais como feitiçaria, episódios recentes de Koro (Tailândia) culparam agentes comunistas vietnamitas que estariam envenenando reservatórios de água.







Psiquiatria Transcultural




Eric Wittkower - estabeleceu o primeiro programa de psiquiatria transcultural na universidade McGill em Montreal, Canadá, em 1955.

Objetivos

To idenfity, verify and explain the links between mental disorder and the broad psychosocial characteristics which differentiate nations, people and cultures” (Henry Murphy, 1982)

Os fatores sócio-culturais podem interferer com as manifestações da doença mental. A maioria das perturbações são de ordem neurótica, mas há surtos psicóticos e perturbações orgânicas que merecem atenção. O objetivo final da psiquiatria transcultural é a interação saudável entre o indivíduo, a família e seus pares.

Leia mais:
Arthur Kleinman
Bronfenbrenner (sistemas ecológicos)
Ginger and Davidhizar (enfermagem transcultural)


A pessoa e o seu contexto ecológico

Modelo de desenvolvimento ecológico de Bronfenbrenner


Posted by Vanessa Marsden at 05:11  

0 comments:

Post a Comment