Haiti urgente

Friday, 15 January 2010

Li o seguinte post no Blog da Saúde e acho por bem repassar para os colegas brasileiros. Ainda não encontrei nada sobre doações em Portugal, mas tenho certeza que alguma entidade deve estar a recolher doações:



Colabore com a reconstrução do Haiti


Você também pode ajudar o povo haitiano, que sofre com as consequências de um terremoto que devastou a capital Porto Príncipe na última terça-feira (12). A embaixada da República do Haiti no Brasil está arrecadando recursos para compra de itens de primeira necessidade – roupas, alimentos, medicamentos – para as vítimas. Por enquanto, por conta da dificuldade de acesso ao Haiti, estão sendo aceitas apenas doações em dinheiro.

Anote os dados:

Banco do Brasil
Agência – 1606-3
Conta – 91000-7
SOS Haiti

Países de todo o mundo estão encaminhado ajuda à nação mais pobre das Américas. Além do envio de alimentos e água, o governo brasileiro planeja doar R$ 15 milhões. Militares do Brasil cumprirão um plano emergencial de ajuda humanitária para enfrentar os cinco problemas mais graves detectados pelas autoridades presentes no Haiti: sepultamento dos mortos; socorro médico aos feridos; remoção de destroços; reforço da segurança nas operações; e distribuição de suprimentos, principalmente água e comida.

Ações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, por sua vez, inicia, nesta quinta-feira (14), o embarque de 20 kits de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica ao Haiti. O material, com um total de 258 mil unidades de diversos produtos, é suficiente para atender 10 mil pessoas por um período de três meses.

Aproximadamente 50 profissionais de saúde do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que têm capacitação em desastres, como terremotos, foram disponibilizados. Ainda, estão disponíveis ambulâncias, motolâncias e mais medicamentos e insumos para o atendimento à população. O embarque aguarda a definição do Gabinete de Crise.

De imediato, foi determinado pelo Ministério da Defesa à Aeronáutica o envio de um hospital de Campanha, operado por 40 profissionais de saúde e com mil metros quadrados. Também deverá ser enviado hospital de campanha da Marinha. Estão previstos também o envio de 50 bombeiros e cães farejadores.

Foto: http://www.unicef.org.uk/give/index.asp?page=33&google=haiti_jan10&gclid=CLnekbetpp8CFcQUzAod7n8fzw

Posted by Vanessa Marsden at 04:07  

0 comments:

Post a Comment