Felicidade faz bem ao coração

Saturday, 20 February 2010

Se você quer viver mais e evitar um infarto, seja feliz e aproveite a vida. Esta é a conclusão de um estudo recentemente divulgado no European Heart Journal.

Os investigadores encontram evidências de que pessoas felizes se recuperam mais rapidamente do estresse e tem mais facilidade em relaxar, o que faz com que os sistemas que regulam a pressão arterial e a frequência cardíaca funcionem melhor. Pessoas otimistas também tendem a dormir melhor e são menos propensas a fumar. Em contraste, pessoas resmungonas com atitudes depressivas apresentavam duas vezes mais chances de sofrer de doenças cardíacas, quando comparadas aos pacientes mais felizes.

Para garantir uma vida mais saudável, Dra. Karina W. Davidson, da New York's Columbia University Medical Centre e investigadora responsável pelo estudo, sugere que as pessoas tenham mais atividades prazeirosas nas suas vidas:

"Se você gosta de ler, mas nunca acha tempo, faça um compromisso consigo mesmo, dedicando 15 minutos para a leitura. Se andar ou ouvir música melhora o seu humor, coloque estas atividades na sua agenda diária. Despender poucos minutos por dia relaxado e a aproveitar a vida certamente é bom para sua saúde mental."
No estudo prospectivo longitudinal, 1739 indivíduos foram acompanhados por 10 anos. No início do estudo, os participantes passaram por avaliações emocionais (hostilidade, ansiedade, alegria, entusiasmo, contentamento) na qual deveria pontuar cada emoção de 1 a 5. Ao final do estudo, 145 (1 em 10, em média) haviam desenvolvido doenças cardíacas. Para cada aumento (ponto) na escala de felicidade, houve uma redução de 22% no risco de desenvolver doenças cardíacas. Os achados carecem de confirmação por outros estudos, mas se isso acontecer, os médicos devem passar a aconselhar seus pacientes a praticar uma atitude mental mais positiva.

Tentar encarar a vida de uma forma mais leve, deixar o passado para trás, não se preocupar com as coisas sobre as quais não pode ter qualquer controle e sorrir....Estes parecem conselhos de gurus de auto-ajuda, mas na verdade são bom senso. Tente relaxar mais, praticar esportes e\ou um hobbie que lhe dê prazer. Não só fará bem à sua saúde mental como a sua saúde em geral.

Foto: http://dannidistler.files.wordpress.com/2009/04/otimista.jpg

1 comments:

às vezes criamos uma realidade tão tumultuada que deixamos de sentir, enxergar,viver momentos que podem transformar o nosso dia para melhor. Que a gente tenha tempo sufciente para ser feliz de um jeito simples, mas intenso!!!

Um beijo

Mônica Cunha
Editora e apresentadora Bem Viver/Tv Integração

1 February 2011 at 12:25  

Post a Comment