Receita para criar psicopatas II

Wednesday, 3 February 2010

Ontem mais uma vez o transtorno de personalidade antissocial esteve presente na comunicação social inglesa. A exemplo de um post no qual detalhei o crime de duas crianças de 10 e 11 anos, mais uma vez um adolescente foi condenado por um crime brutal.

Ontem um adolescente de 17 anos foi condenado a 17 anos de prisão pelo assassinato de outro adolescente, esfaqueado enquanto se encontrava do lado de fora de um clube da juventude em Liverpool.
O crime não teve qualquer motivo. Os dois nem mesmo se conheciam. Ao esfaquear Joseph Lappin de 16 anos, James Moore perguntou "então, como é ser esfaqueado?"

Durante o curso do caso, o tribunal ouviu que Lappin recebeu 45 ASBOS (Anstissocial Behaviour Order or Ordens contra comportamento antissocial). Estas ordens servem para proibir o retorno a certas áreas ou lojas, ao restringir certos comportamentos públicos (como xingamentos ou o uso de bebidas alcoólicas). São ordens da esfera civil  mas o descumprimento pode render 5 anos de prisão. As Asbos são emitidas em resposta a "condutas que causam ou provavelmente causarão dano, assédio, alarme ou estresse, a uma ou mais pessoas que não vivem na mesma residência que o indivíduo que a recebee emitidas onde ASBOs são necessárias para proteger pessoas relevantes de mais atos antissociais praticados pelo réu".

Aparentemente o sistema falhou. Em sua curta vida, Moore recebeu 45 ASBOs mas sempre recebeu leniência das cortes inglesas por cuidar de um irmão mais novo com paralisia cerebral. Seus pais, ambos usuários de drogas, com o pai estando em uma penitenciária por assalto a mão armada.(pena de 10 anos) não ofereceram modelos parentais positivos. Desde o início da adolescência Moore aterrorizava os vizinhos, cometendo crimes de forma mensal e quebrando cada uma das ordens impostas pelas cortes.

Referências:
 
Crime and Disorder Act 1998, CHAPTER 37. http://www.opsi.gov.uk/acts/acts1998/ukpga_19980037_en_1
Teenager jailed for murder of army cadet outside youth clubJames Moore must serve at least 17 years for stabbing 16-year-old Joseph Lappin in the heart in Liverpool. http://www.guardian.co.uk/uk/2010/feb/02/james-moore-joseph-lappin-murder
 
Foto: http://www.werkkrew.com/uploads/antisocial.jpg

0 comments:

Post a Comment