Utilidade Pública

Wednesday, 24 February 2010

APM abre inscrições para grupo de apoio a familiares de Hiperativos (divulgação da ABP)


Já estão abertas as inscrições para o ‘Grupo de Apoio aos Familiares de Portadores do Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade’ (TDAH). Promovidos pelo Comitê Multidisciplinar de Adolescência da Associação Paulista de Medicina, os grupos se formam a cada semestre e são coordenados pelo dr. Wimer Bottura Júnior, presidente do Comitê.

No dia12 de março, o grupo iniciará seus trabalhos. Sempre gratuito, cada grupo realiza uma série desete encontros nos quais os participantes são orientados por meio de palestras. Nessas oportunidades, profissionais ligados ao transtorno abordarão suas experiências, levando, inclusive, alguns casos clínicos para ilustrar a conversa.

O objetivo é informar e orientar os familiares sobre a doença, tratamento, características e, com isso, melhorar o convívio com o paciente no dia-a-dia. “Os portadores enfrentam transtornos pessoais, familiares e sociais e não conseguem se relacionar com outros indivíduos. Há casos de indivíduos hiperativos, extremamente inteligentes, que obtêm maus resultados na escola, pois são muito dispersos. Querem fazer tudo ao mesmo tempo e raramente conseguem concluir suas tarefas”, explica o dr. Wimer.

Também serão debatidos outros problemas, como o fato de alguns portadores sentirem-se excluídos. De acordo com o especialista, na falta de tratamento ou abordagem adequada, muitos destes podem vir a se transformar em adolescentes rebeldes, aumentando, até, a probabilidade de envolvimento com drogas.

O evento visa, também, gerar multiplicadores na criação de grupos semelhantes em outras instituições. Este fato é extremamente importante tendo em vista o grande número de portadores de TDAH. “Atualmente, o distúrbio atinge de 3 a 5% da população infantil em idade escolar e mantém-se até a fase adulta”, afirma dr. Wimer.

Dia12 de março: ‘Grupo de Apoio aos Familiares e Portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade’

Informações e inscrições: (11) 3188-4243, com Luci, das 16 às 21h, ou pelo e-mail: cientifico@apm.org.br.

Posted by Vanessa Marsden at 02:43  

0 comments:

Post a Comment