Nao perca seu dinheiro: acupuntura para tratamento da infertilidade

Thursday, 1 April 2010

Mulheres inferteis que gastam centenas ou milhares em tratamentos adjuntos de acupuntura para aumentar as probabilidades de sucesso dos tratamentos de infertilidade estao a perder dinheiro.

Uma metanalise publicada inicialmente em 2008 e revisada em 2009 demonstra que o procedimento alternativo nao apresentou qualquer efeito nas taxas de sucesso em engravidar apos ciclos de IVF (intra vitro fertilization ou fertilizacao in vitro).

Em uma conferencia da European Society of Human Reproduction and Embriology em Barcelona, a investigadora principal do estudo, Dra. S. Sunkara admitiu que nao indicaria o procedimento a suas pacientes por falta de evidencia cientifica de que o mesmo ajuda.

Na metanalise foram identificados 83 clinical trials (estudos clinicos) dos quais 13 foram suficientemente adequados para serem avaliados. Os demais foram rejeitados por serem comentarios (sem dados estatisticos para serem avaliados) ou por serem experimentos mal desenhados. Os unicos resultados analisados foram taxas de gravidezes apos os ciclos de IVF e taxas de nascimento. A acupuntura nao apresentou efeitos em nenhum dos dois.

Ja por diversas vezes escrevi posts alertando sobre tratamentos que nao apresentam validade cientifica, como homeopatia e outros. Em breve este ultimo devera ser abolido da rede publica inglesa, ou seja: o estado ingles recusa-se a pagar por um tratamento que nao apresenta eficacia comprovada.
 
Diversos profissionais justificam o uso de ervas, homeopatia e florais de Bach dizendo que "na sua experiencia" o procedimento demonstra resultados.. Este 'e que 'e o problema. Esta conversa de "na minha experiencia" foi abandonada ha decadas atras. Para se afirmar se algo funciona ou nao, utilizamos de estatisticas. Pode ser que a memoria do medico que disse que na "sua experiencia" o tratamento funciona esteja condicionada a lembrar apenas dos casos de sucesso. Isso 'e um erro honesto, que pode acontecer com qualquer um.
 
Outras pessoas justificam o uso por acreditarem na tradicao, utilizando argumentos como "se funciona ha milhares de anos, deve ser bom". Astrologia tambem existe ha milhares de anos, assim como cartomantes, necromancia, advinhos, etc... Estes chegam mesmo a ser citados no Antigo Testamento da Biblia (escrito ha mais de 5000 anos). Nao 'e por isso que sao infaliveis.
 
Longe de querer proibir ou reprimir o uso de terapias alternativas, acredito que um medico ou um profissional de saude nao deveria prescrever tais tratamentos sem obter um consentimento informado do paciente, alegando que entendeu que nao ha evidencias cientificas para tal prescricao e que desta forma o tratamento 'e experimental.
 
As pessoas sao livres para utilizar as terapias alternativas, mas devem ser claramente alertadas de sua falta de evidencia positiva no tratamento e da falta de estudos controlados sobre seus efeitos colaterais.
 
Somente com todos os fatos ("acupuntura cientificamente nao ajuda no tratamento da infertilidade, mas pode ser que voce relaxe com o procedimento e sinta-se mais em controle da situacao") um paciente pode tomar a decisao de gastar quase 350 euros ou 1000 reais em um pacote de 4 sessoes de acupuntura sem ser lesado.
 
Lembre-se, muitas vezes os tratamentos alternativos sao oferecidos em conluio nas clinicas de tratamento da infertilidade. Embora o Conselho Federal de Medicina proiba a associacao de medicos com farmacias (para impedir que o consumidor seja lesado), nao existe legislacao especifica no caso de outras terapias alternativas.
 
Conheca seus direitos e evite ser lesado por procedimentos e terapias sem base ou por profissionais inescruplosos.
 
Peco desculpas pela falta de acentos no post de hoje, mas estou a utilizar um teclado configurado em ingles.
 
Referencias:
 
ResearchBlogging.org
Sunkara, S., Coomarasamy, A., Khalaf, Y., & El-Toukhy, T. (2009). Acupuncture and in vitro fertilization: updated meta-analysis Human Reproduction, 24 (8), 2047-2048 DOI: 10.1093/humrep/dep189
 


Foto:
http://2.bp.blogspot.com/_mwmjwayrAo0/SsztitWF5bI/AAAAAAAAAIg/OOEuyG4gWyg/s320/20070925_acupuncture.jpg

Posted by Vanessa Marsden at 02:34  

11 comments:

Já que não tem nenhuma fonte sobre evidência científica e acupuntura, que tal utilizar a OMS como fonte?
http://apps.who.int/medicinedocs/fr/d/Js4926e/

Alberto said...
27 July 2010 13:31  

Resumo está Médica com essa palavra

ig.no.ran.te

diz-se de quem critica algo sem conhecer
diz-se daquele que desconhece o assunto

Anonymous said...
27 July 2010 22:02  

A fonte utilizada para a realizacao deste post foi a metanalise (estudo cientifico) discutida no texto. O post nao discute a acupuntura como um todo, apenas sua ineficacia para o tratamento da infertilidade.

Vanessa Marsden said...
28 July 2010 01:47  

Sobre acupuntura e IVF, uma outra meta-análise diz o contrário.

http://www.bmj.com/cgi/content/short/bmj.39471.430451.BEv1

Alberto said...
29 July 2010 07:21  

Em ciencia nada 'e verdade absolut. Ha pouco tempo pensava-se que a Terra era o centro do universo e dados cientificos mostraram que o Sol era o centro. Depois percebeu-se que o Sol nao 'e o centro do universo, mas da nossa galaxia e por ai vai... O post discute a ineficacia de um procedimento como adjunto do tratamento da infertilidade. Ao inves de pedir a abolicao da acupuntura, o que discuto aqui, apos apresentar os resultados do estudo que teve repercussao na midia europeia 'e discutir a necessidade de se estabelecer o termo de consentimento quando o mesmo 'e prescrito. Termo de consentimento Informado, que discute os pros e contras de tratamentos 'e um procedimento muito bem estabelecido nos paises desenvolvidos e envolve a assinatura do paciente que entende os beneficios ou riscos de um tratamento. Propor a assinatura de um termo antes de se indicar (medicamente) a acupuntura me parece a forma mais honesta de se lidar nesta situacao. As pessoas devem ser informadas de que o procedimento 'e tido como "experimental" visto que os dados cientificos no momento nao corroboram sua utilizacao. Isso pode mudar com nova evidencia de estudos. Os termos de consentimento ja foram utilizados para muitas drogas que com o tempo mostraram-se eficazes e hoje sao parte do arsenal medico e universalmente aceitas. Acredito que um paciente deve saber nos minimos detalhes porque tal tratamento esta a ser oferecido e julgar por si proprio se vale a pena ou nao utiliza-lo.

Vanessa Marsden said...
29 July 2010 07:31  

O outro estudo defende a utilização da acupuntura e IVF. Estudos são questionáveis. A ciência está em constante evolução. Concordo com vc que os pacientes devem ser informados sobre o caráter experimental desse tratamento específico.

Só acho que a forma como colocou o post fez uma análise simplista do problema , não colocou outras explicações dos autores acerca do tratamento.

Uma análise mais fria e mais correta do mesmo artigo foi feita pela reuters.
http://www.reuters.com/article/idUSTRE66C66D20100713

Alberto said...
29 July 2010 07:48  

Cara Doutora, sua juventude e ímpetos inerentes à ela talvez até expliquem a falta de cuidados e elegância dos seus termos, mas não os justifica - não conveem à postura que se espera de uma cientista.
Sugiro revisá-los.
Saudações.

Anonymous said...
29 July 2010 22:11  

Ufa, que post polemico!
Criticas sao sempre bem vindas e concordo que a linguagem foi um bocado forte (embora anonimo tenha sido um bocado vulgar no seu primeiro comentario, resolvi publica-lo pois sou contra a censura).
A linguagem foi forte, concordo, porque, mais uma vez, este post critica o uso da acupuntura de uma forma especifica e nao no todo. A linguagem "nao perca seu dinheiro..." foi utilizada para alertar sobre a venda das sessoes de acupuntura inclusas no pacote de IVF. Ninguem deve pagar por terapias associadas que nao estao devidamente provadas. Muitas vezes as mesmas estao nas pequenas letras no final do contrato. Infelizmente isso 'e pratica corriqueira. Como disse no post, todos somos livres para utilizar os tratamentos que quisermos, desde que bem informados. Nao acho que seja etico incluir a acupuntura no preco da IVF quando muitas vezes o que o casal infertil busca (e poupa anos a fio para pagar) 'e o tratamento hormonal.

Vanessa Marsden said...
30 July 2010 02:11  

Cara Doutora, "anônimo" é qualquer um que não se identifique, por exemplo, por achar dispensável num pequeno comentário... Mas não significa necessariamente que seja sempre a mesma pessoa, "ora pois"!!
Assumo apenas o meu comentário, o de 29/7.
Saudações.

Juno (Anônimo II - A Missão) said...
30 July 2010 18:32  

Apesar de todo o seu trabalho, a sra. está equivocada. Talvez se mudar um pouco o seu modo de ver e procurar entender o porquê de a Acupuntura ser tão difícil de compreender se olharmos com "olhos ocidentais" ou com a mente híper mega fechada e viciada em modelos x, y e z, eu tenho a certeza mais absoluta de que sua opinião mudará. E melhor, mudará como médica e não como alguém que apenas acredita ou não acredita. Desejo-lhe muitas outras oportunidades de estudo e espero sinceramente que precise da Acupuntura um dia; só assim passará pela sua cabeça aquela perguntinha básica: mas como é que isso funciona "de verdade"? Bons estudos e, não desista.

Anonymous said...
30 July 2010 21:26  

Olá! Somos colegas de profissão, mas atuo numa área diferente da sua. Tenho que te dizer que, durante muito tempo, eu pensei e acreditei nas pesquisas que lia a respeito desse assunto. Então, decidi ver a coisa de perto: fui à China e depois ao Japão estudar um pouco mais profundamente o assunto. Adivinha no que deu? Aprendi o chinês, estudei muito de pertinho a questão e, depois de outros longos 4 anos mudei de idéia sobre o assunto. Funciona sim. E olha que, como Ginecologista/Obstetra tenho tido experiências fantásticas e muitos resultados excelentes com essa outra Medicina que tenho estudado e praticado. Boa sorte e bons estudos.
Marcio Jordão.

Anonymous said...
30 July 2010 21:48  

Post a Comment